Votação pública do Orçamento Participativo de Ponta Delgada de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026
O período de votação pública do Orçamento Participativo (OP) de Ponta Delgada 2025 / 2026 vai decorrer de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026.
Estiveram em análise técnica 17 propostas, tendo passado 10 para a fase da votação pública por atenderem aos critérios do Regulamento do Orçamento Participativo.
Em votação vão estar duas propostas para a freguesia da Ajuda da Bretanha, sendo uma destinada à aquisição de tenda para festividades, mesas, bancos e instalações sanitárias, e a outra referente à requalificação do Ramal do Pico Vermelho.
Também vão poder ser votadas as propostas de instalação de iluminação LED no Campo das Figueiras, em Santo António, de beneficiação do Jardim Artur Amorim da Câmara, nas Capelas, assim como de cobertura no recreio da EB/JI Poços de São Vicente Ferreira e aquisição de equipamento lúdico infantil.
A reabilitação do Polidesportivo das Laranjeiras, bem como a instalação de um baloiço adaptado e aquisição de uma cadeira de rodas para o Parque Urbano são outras duas propostas desta edição do OP de Ponta Delgada e destinam-se à freguesia de São Pedro.
Do leque de projetos sujeitos a votação, fazem ainda parte a criação de um espaço ao ar livre para animais sem trela no Paim, em São José, de um Parque Funcional no Jardim D. Leonor Afonso, nos Arrifes, e a cobertura do Recreio da Escola Padre José Gomes Pereira, nas Feteiras.
Todos os cidadãos podem escolher os seus projetos através de votação presencial na sua freguesia, por SMS gratuito (4902) ou através do site do Orçamento Participativo: op.cm-pontadelgada.pt (registo). Excepção feita aos jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos que apenas podem votar presencialmente, fazendo-se acompanhar do Cartão de Cidadão.
Cada participante deve votar, obrigatoriamente, em dois projetos de freguesias diferentes, caso contrário a sua escolha não será válida.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Ponta Delgada é uma iniciativa com cariz deliberativo, que se desenvolve através de um processo democrático que permite a qualquer pessoa, com idade igual ou superior a 16 anos, apresentar propostas, debater, priorizar e votar nos projetos que pretenda ver concretizados no concelho, pelo Município.
Para a concretização de cada projeto, é contemplado um valor de execução até ao montante de 50 mil euros.