Orçamento Participativo de Ponta Delgada - Espaço para exercício físico nos Arrifes começa a ser instalado amanhã
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai começar a instalar, esta quinta-feira, equipamentos de exercício físico no Jardim Leonor Afonso, nos Arrifes, no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de 2014.
Esta ação vem concretizar uma proposta apresentada por cidadãos nos Encontros de Participação Pública, que acabou por ser uma das escolhidas pelos cidadãos, em votação pública, realizada em outubro passado.
O circuito de manutenção física do Jardim D. Leonor Afonso, na freguesia de Arrifes conta com sete equipamentos (previamente analisados e aprovados pelos proponentes), destinados a exercício e manutenção de vários grupos musculares, a saber: Balance Beam para equilíbrio; Chin Up para ombros, costas, bícepes, braços e dorsais; Horizontal Ladder para coordenação e ombros; Body Curt para abdominais e costas; Paralell Bars para ombros, tríceps, costas e braços; Handle Boat para simulação de remo; Ski Stepper para ombros e pernas.
Este autêntico ginásio ao ar livre, destinado a pessoas a partir dos 14 anos de idade, vai ser instalado sobre uma área de relvado com acesso através de rampa.
A montagem dos referidos equipamentos cumprirá as especificações técnicas respetivas e estará de acordo com as normais legais a que estão abrangidos, prevendo-se a conclusão da instalação do circuito de manutenção no final da segunda semana de junho.
A criação do espaço ao ar livre para a prática de exercício físico, Arrifes, representa a Fase de Execução da edição de 2014 do Orçamento Participativo de Ponta Delgada.
Além deste investimento proposto a título individual por cidadãos e votado pela sociedade civil em votação pública, em outubro de 2014, foram escolhidas pela comunidade mais quatro propostas a executar pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no âmbito do OP de 2014. A saber: a adaptação de Edifício para Casa Mortuária, na Ajuda; a colocação de sinalização com horários e percursos nos locais de saída dos autocarros na Avenida Infante D. Henrique; a criação de um jardim na Avenida do Mar; e o melhoramento de infraestruturas na Rocha da Relva.
As propostas da primeira edição do OP devem ser executadas no período máximo de 12 meses.
De destacar que, em 2015, a Câmara Municipal de Ponta Delgada volta a promover mais uma edição do Orçamento Participativo, estando nesta altura a decorrer os Encontros de Participação Pública, para apresentação de propostas. O próximo Encontro de Participação Pública será a 5 de junho, na freguesia da Relva.
Assessoria de Imprensa
CMPD