Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara aprova projetos do Orçamento Participativo por unanimidade
A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, esta quarta-feira, em reunião ordinária e por unanimidade, os projetos do Orçamento Participativo (OP) que estiveram em consulta pública até 16 de setembro último.

 Os projetos em questão serão sujeitos a votação pública entre 13 de outubro e 13 de novembro.

 Um dos projetos aponta para a reorganização do Largo do Colégio (São Sebastião), através da eliminação do estacionamento automóvel, requalificação do espaço público e valorização da envolvente arquitetónica. A obra está orçada em 75.000 euros. 

A criação de um passadiço na praia do Pópulo, Livramento, é outro dos projetos do OP, que tem um custo de 20.000 euros e prevê a criação de um percurso pedonal para promover a ligação entre o largo do Bairro de São Caetano e o parque de estacionamento da praia do Pópulo.

 Outro dos projetos tem por base a construção de um parque infantil e ginásio ao ar livre, com aparelhos adaptados a crianças com necessidades especiais, na zona do Paim, São José. Obra que está avaliada em 50.000 euros.

 Orçada em 75.000 mil euros está a criação do Centro Intergeracional do Lagedo, o que passa pela ampliação das instalações existentes no Polidesportivo “Alberto Leça”. O espaço, a ser aprovado na votação pública, prevê espaços destinados a crianças, idosos, TIC, copa e sanitários.

 Também aprovados foram os projetos para a criação de um Parque Infantil na Fajã de Cima na rua João Vieira Jerónimo, no valor de 40.000 euros e a ampliação e beneficiação da casa mortuária dos Arrifes (rua dos Afonsos), no valor de 75.000 euros. 

A requalificação e beneficiação do recreio da escola primária da Relva, que tem um custo de 75.000 euros, também vai a votação pública. Trata-se, concretamente, da reparação do piso sintético, da substituição de balizas e postes de basquetebol, de instalação de equipamento infantil e de equipamento para a prática de exercício físico. 

Ainda na Relva, surge outro projeto. Trata-se da criação de várias estruturas devidamente sinalizadas, compostas por boias de salvamento, ao longo do percurso litoral da Rocha da Relva, no valor de 10.000 euros.

 Vai ainda a votação pública o melhoramento entre o Ramal do Pico e a canada dos Arrifes, na Candelária, e a reabilitação dos taludes, uma obra orçada em 75.000 euros.

 A construção de um espaço de lazer com Triato e parque de merendas, na zona das Pias, freguesia de Santa Bárbara (50.000 euros), vai também ser sujeita a votação pública, o mesmo acontecendo com a criação de Ecovias na Vigia de São Pedro (75.000 euros). Uma proposta das freguesias de São Vicente Ferreira e Fenais da Luz que prevê a requalificação do caminho pedonal, criação de pontos de permanência/contemplação e identificação dos acessos ao mar para a prática da pesca.

 Por último, surge o “Centro Recreativo, de Estudo e Saúde Ativa” (75.000 euros), na estrada regional dos Remédios. Trata-se da criação de espaços destinados a idosos, crianças, TIC e área de lazer/convívio, no recreio da antiga Escola do Plano dos Centenários.


 Ponta Delgada, 1 de outubro de 2015

 Assessoria de Imprensa

 Lubélia Duarte
 
01 Out '15