Organização do Largo do Colégio foi o projeto mais votado no Orçamento Participativo de Ponta Delgada
Foram 12 projetos do Orçamento Participativo (OP) de Ponta Delgada para 2016 sujeitos a votação pública entre 13 de outubro e 13 de novembro. O mais votado pela população foi o que prevê a organização do Largo do Colégio, em São Sebastião, com 994 votos.
Na segunda edição do OP votaram 2.926 pessoas, contra os 1.642 registados em 2014. A votação no Orçamento Participativo quase duplicou em relação a 2014, o que, para o Presidente da Câmara, é motivo de orgulho e mostra que o caminho que seguido é um “caminho de sucesso”.
O segundo projeto mais votado foi o que propõe a criação do parque infantil e ginásio ao ar livre na zona do Paim, em São José, que recebeu 779 votos, enquanto em terceiro lugar, com 598 votos, ficou o projeto ampliação e beneficiação da casa mortuária dos Arrifes.
Agora, a Câmara de Ponta Delgada vai canalizar, para os três projetos mais votados, 200 mil euros (75 mil euros para o Largo do Colégio, verba igual para a ampliação da casa mortuária e 50 mil para o parque infantil e ginásio do Paim. Estes projetos vão arrancar no início de 2016.
A verba global do OP de Ponta Delgada, com caráter deliberativo é de 250 mil euros. Todavia, com o quarto projeto mais votado ultrapassa este montante, os restantes 50 mil euros não serão executados, como prevê o regulamento. Aliás, o projeto que ficou em quarto lugar na votação (Centro Recreativo, de Estudo e Saúde Ativa) tinha um custo de 75 mil euros, ou seja, ultrapassava os 250 mil euros estipulados para o total do OP.
Os resultados foram apresentados esta segunda-feira, pelo Presidente da Câmara e pela Vereadora Luísa Magalhães, que coordenou todo o processo, à semelhança do que aconteceu com a primeira edição do OP de Ponta Delgada.
José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para agradecer e elogiar todo o trabalho desenvolvido por Luísa Magalhães e pela vasta equipa coordenada pela Vereadora, sublinhando que esse trabalho levou a que Ponta Delgada passasse a ser o segundo Município do país com maior participação na votação presencial.
“Ponta Delgada é uma referência a nível nacional. É o segundo Município do país com maior participação na votação presencial. É uma enorme satisfação, sobretudo, porque estamos perante a verdadeira cidadania ativa” - acentuou.
No total, foram apresentadas 84 propostas, 12 das quais acabaram por ser aprovadas e sujeitas a votação pública, estando estas ligadas à criação de espaços verdes e de infraestruturas destinadas a crianças e idosos, entre outros. Os restantes projetos mais votados foram o centro recreativo, de estudo e saúde ativa, as ecovias – vigia de São Pedro e a criação de um espaço de lazer com triato e parque de merendas na zona das Pias de Santa Bárbara.
Ponta Delgada, 17 de novembro de 2015
Assessoria de Imprensa
Lubélia Duarte