Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

Conhecidos os projetos vencedores do Orçamento Participativo de Ponta Delgada
Foto Divulgação projetos OP 2024
A Câmara Municipal de Ponta Delgada divulgou as cinco propostas vencedoras da 8.ª edição do Orçamento Participativo de Ponta Delgada. Esta medida é uma iniciativa que visa fortalecer a cidadania ativa, permitindo aos cidadãos votar e decidir os projetos de interesse comunitário que são executados no próximo ano. 
Proteger para Integrar - Ampliar e requalificar o Quiosque/Oficina no Largo Mártires da Pátria, São José (376 votos); Reabilitação do Largo da Fonte, Fajã de Cima (280 votos); Parque Infantil na Escola de Santa Bárbara, Santa Bárbara (263 votos); Remodelação parcial da Escola Centenária de Santa Rita, Fajã de Baixo (252 votos); e Requalificação do Jardim Central do Bairro Calço da Furna, Fajã de Baixo (223 votos) foram os projetos mais votados e que serão executados pelo Município em 2025.
Após o anúncio dos resultados desta votação pública, que decorreu de 4 a 30 de novembro, e contou com um total de 1251 participações e 2502 votos, o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, fez questão avançar que “é nossa ambição melhorar este Orçamento Participativo e ampliá-lo do ponto de vista financeiro e das atividades a desenvolver”.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para elogiar este “ato de cidadania, democrática, onde os projetos nascem da comunidade e a Autarquia executa”, como também para parabenizar “todos aqueles que participaram neste projeto, quer ao nível da apresentação de propostas, quer ao nível da votação”.
Já a vereadora Cristina do Canto Tavares lembrou que “Ponta Delgada foi a primeira organização nos Açores a implementar o seu Orçamento Participativo, de caráter deliberativo, onde todos são chamados a sugerir e a definir prioridades de investimento que satisfaçam as necessidades de coesão e de desenvolvimento sustentável das várias freguesias do concelho”.
A edil destacou a “resiliência e o envolvimento” dos cidadãos no projeto implementado há 10 anos e congratulou-se com a participação elevada dos jovens nesta edição do OP.
Apesar da suspensão do OP durante os anos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23, até à data foram executados 24 projetos em 18 freguesias: São Roque, Relva, São Sebastião, Ajuda da Bretanha, São José, Arrifes, Remédios, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades, Capelas, Fajã de Baixo, Fajã De Cima, São Vicente Ferreira, Livramento, Santa Bárbara, Covoada e Santo António.
Do OP de 2023, estão em execução cinco projetos: Reabilitação do Ringue Desportivo na Fajã de Cima, Requalificação do espaço do Coreto na Covoada, Parque Infantil e Zona de Lazer no Polidesportivo dos Remédios, Requalificação dos Sanitários Públicos de Ginetes e Várzea e Ginásio ao Ar Livre em Santo António.
Assim, no total o OP já conta com 29 projetos, cujo investimento total é de 1.750.000,00€.
Nesta sessão, os proponentes receberam um troféu e um diploma de participação e foi lembrado tanto que o OP de Ponta Delgada 2024/25 disponibiliza uma verba total de 250 mil euros para a execução dos projetos propostos e mais votados pela população, como que a execução de cada projeto não pode ultrapassar os 50 mil euros.
04 Dez '24