Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

Orçamento Participativo de Ponta Delgada é um contributo para que “a democracia ganhe atores em vez de espetadores”
S_Sebastião

Sinto que aqui se respira uma cultura democrática, de participação, de generosidade na partilha de ideias, mas também se desenvolve espírito crítico de realização e concretização futura, quer pelos próprios concidadão, quer pelas entidades públicas e políticas em geral”.

Palavras proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, ontem, na freguesia de São Sebastião, no Encontro de Participação do Orçamento Participativo de Ponta Delgada.

José Manuel Bolieiro congratulou-se, na ocasião, com a adesão aos Encontros de Participação da sexta edição do Orçamento Participativo de Ponta Delgada, realçando a “qualidade” da mesma. “Estes encontros de participação são o reencontro de cidadãos ativos que procuram cumprir com substância o princípio de que a democracia é um governo do povo, para o povo e pelo povo”, sustentou.

Por outro lado, é também a forma que têm de, transmitindo as suas ideias, partilhando-as uns com os outros em cada uma das mesas, passarem da ideia a um princípio de projeto e de proposta que depois de avaliada poderá corresponder às exigências e aos requisitos do próprio Orçamento Participativo com caráter deliberativo”, acrescentou.

Eis como se ganha aqui uma legitimidade do proponente e da ideia para apreciação crítica de quem tem o dever de executar. É assim que a democracia ganha atores em vez de espetadores”, concluiu o edil, defensor de “coisas úteis” em detrimento “da filosofia da inauguração das grandes obras”.

No terceiro Encontro de Participação Pública do OP 2019, que reuniu as freguesias citadinas de São Sebastião e de São Pedro, foram apresentadas seis propostas, sendo que, em proporção com número de participantes (24), passaram para a fase de Análise Técnica três: Melhoramento do Miradouro do Alto da Mãe de Deus, Remodelação do Salão Multiusos da freguesia de São Sebastião e Instalação de desfibrilhadores automáticos.

O próximo encontro, respeitante à unidade territorial da Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios, tem lugar na próxima terça-feira, 23 de abril, no Centro Recreativo dos Remédios.

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Carmen Costa

16 Abr '19