Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

37 propostas aprovadas nos encontros do Orçamento Participativo de Ponta Delgada
11113net

Terminaram, esta segunda-feira, os dez encontros de participação, com caráter deliberativo, do Orçamento Participativo (OP) de Ponta Delgada, onde participaram 264 munícipes e passaram para análise técnica 37 propostas de um total de 97.

O primeiro encontro realizou-se em São José e integrava a unidade territorial de participação (UTP)de São José e Santa Clara. Neste evento, os 38 participantes/munícipes apresentaram 13 propostas, das quais 4 foram aprovadas, nomeadamente: o centro de catequese de Santa Clara(24 votos), parque infantil de Santa Clara (17 votos), Baia para paragem de autocarros na Av. Antero de Quental (14 votos) e a ampliação e beneficiação da cozinha e wc do salão paroquial de São José (9 votos).
A sede de Escoteiros grupo 80, em São Pedro (unidade territorial que engloba as freguesias de São Pedro e São Sebastião) foi o palco do segundo encontro de participação do OP. Nesta reunião participaram 21 munícipes e foram apresentadas 9 propostas, das quais foram aprovadas 4: Sistema público de bicicletas (11 votos), ginásio ao ar livre no Parque Urbano (10 votos), espaços de lazer intergeracional de estimulação cognitiva e física (8 votos) e um projeto para salvar o possível da Calheta Pêro de Teive (8 votos).

No Complexo Sociocultural do Livramento realizou-se o terceiro encontro, cuja unidade territorial abrange as freguesias de São Roque e Livramento. Nesta iniciativa contou-se com a presença de 10 munícipes, que apresentaram 8 propostas, das quais foram aprovadas 2 (Passadiço de ligação do Pópulo pequeno ao arruamento do Bairro São Caetano com 8 votos e a ampliação, melhoramento e requalificação do canil municipal com 5 votos). 
Já o Centro Social e Cultural da Casa do Povo de Fajã de Baixo recebeu o quarto encontro (englobando a unidade territorial da Fajã de Baixo e Fajã de Cima), que contou com a participação de 40 munícipes. Foram apresentadas, nesta iniciativa, 16 propostas e aprovadas 7 (requalificação do Centro Histórico da Fajã de Baixo (Largo da Igreja) com 17 votos, recuperação de bebedouro na Rua do Loreto com 15 votos, saneamento e pavimentação na Rua de São João de Deus/Rua do Egipto com 12 votos, Horta Solidária com 7 votos, melhoramento da Rua da Nazaré com 6 votos, Hortas Biológicas Comunitárias com 6 votos e Centro de Noite com residência assistida com 6 votos).
A Sede do Agrupamento 433 CNE - Arrifes foi disponibilizada para o quinto e último encontro do mês de maio, que abrangeu as freguesias de Arrifes e Covoada. Neste evento participaram 31 munícipes e foram apresentadas 11 propostas, 4 das quais acabaram por ser aprovadas. São elas a remodelação/ampliação do parque de estacionamento junto à Escola Cardeal Humberto Medeiros (18 votos), a construção do Coreto dos Milagres (13 votos), a requalificação do recreio da Escola Cardeal Humberto Medeiros (10 votos) e a criação de um parque infanto-juvenil no Bairro Piedade Jovem (8 votos).
No Salão Império da Santíssima Trindade, realizou-se o sexto encontro, cuja unidade territorial abrange a Relva, Feteiras e Candelária. Nesta iniciativa houve 10 participantes, que apresentaram 7 propostas, das quais foram aprovadas 3: Acesso para parapente na Vigia das Feteiras (6 votos), Parque de Campismo nas Feteiras (5 votos) e Parque infantil nos apartamentos da Rua Azores Park, São Roque (5 votos). 

O sétimo encontro decorreu na EB1/JI Padre José Cabral Lindo – Sete Cidades e integrava a unidade territorial das freguesias de Mosteiros, Ginetes e Sete Cidades. Contando com um total de 52 participantes, neste encontro, foram apresentadas 10 propostas, sendo aprovadas 4. Este foi o encontro mais participado e contou com as seguintes propostas aprovadas para análise técnica: requalificação da estufa e construção de um parque infantil na Escola básica das Sete Cidades (30 votos), parque infantil e ginásio ao ar livre nas freguesias dos Mosteiros, Sete Cidades e Ginetes (28 votos), construção de um posto de turismo nas Sete Cidades (24 votos) e pavilhão multiusos do Espírito Santo nos Mosteiros e binóculos nos miradouros das freguesias de Sete Cidades, Mosteiros e Ginetes (22 votos).
O oitavo encontro de participação do OP de Ponta Delgada realizou-se no Salão Paroquial de Remédios, abrangeu as freguesias da Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios e contou com um total de 21 participantes. Nesta reunião foram apresentadas 6 propostas, sendo que 3 acabaram por ser aprovadas: Centro recreativo nos Remédios (12 votos); Casa mortuária dos Remédios (11 votos); Pavimentação da Rua Breno Vasconcelos, Pilar da Bretanha (7 votos). 
O nono e penúltimo encontro de participação pública realizou-se no Salão multiusos de São Vicente Ferreira (unidade territorial das freguesias de São Vicente Ferreira e Fenais da Luz), contou com a presença de 21 participantes e foram apresentadas 6 propostas, sendo aprovadas no final 3: requalificação e embelezamento da zona do Alto da Pedreira, Fenais da Luz (18 votos); requalificação da orla marítima São Vicente Ferreira/ Poços (10 votos) e ginásio e parque infantil no Bairro Nossa Senhora da Luz (7 votos).

Esta segunda-feira, teve lugar o décimo e último encontro de participação, no Edifício Polivalente da Casa do Povo de Capelas (correspondente à unidade territorial de Santa Bárbara, Santo António e Capelas). Este encontro contou com a presença de 20 munícipes, que apresentaram 11 propostas, 3 das quais foram aprovadas: recuperação e sinalética do trilho pedestre na baía do porto das Capelas (13 votos); construção da capela mortuária ao lado do cemitério das Capelas (11 votos) e recuperação de pias e fontanário de Santa Bárbara (8 votos). 

Concluída a análise técnica, as propostas aprovadas, que não poderão ultrapassar os 75.000 euros por projeto, serão sujeitas a consulta e votação pública. 
À semelhança do que tem vindo a acontecer, a Câmara Municipal de Ponta Delgada compromete-se a disponibilizar 2,5% da receita de capital da Autarquia para executar os projetos aprovados e mais votados no Orçamento Participativo 2016, no decorrer de 2017.

21 Jun '16