Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

Ponta Delgada foi a capital ibérica da democracia participativa
10909iiieiop

O Presidente da Câmara considerou hoje que Ponta Delgada foi, durante dois dias, "capital ibérica da democracia participativa”. Falando na sessão de encerramento do III
Encontro Ibério dos Orçamentos Participativos, que contou com a participação de cerca de 240 participantes, provenientes de 10 países, reafirmou o compromisso de continuar o aprofundamento da democracia participativa em Ponta Delgada. No encontro, foram debatidos os Orçamentos Participativos e outras práticas de participação nos contextos ibérico e internacional e José Manuel Bolieiro disse que Ponta Delgada vai continuar a desenvolver e a aprofundar dinâmicas democráticas, no sentido de reforçar a cidadania e as instituições públicas.

Na sessão de encerramento estiveram na mesa a Vereadora Luísa Magalhães, responsável pelo Orçamento Participativo de Ponta Delgada e Cláudia Delso Carreira, Vereadora de Participação e Inovação da Corunha, cidade espanhola onde, em 2018, vai realizar-se o IV Encontro Ibérico dos Orçamentos Participativos. José Manuel Bolieiro destacou a importância da cooperação ibérica, que considerou como uma prioridade. Tanto é que, em 2018 o Município de La Coruña, em Espanha, será o anfitrião do IV Encontro Ibérico.

Reforçando a ideia de que a Câmara de Ponta Delgada tem um governo do povo, pelo povo e para o povo , o Autarca afirmou que “soubemos dar conteúdo à democratização da democracia; à democracia que é transversal a todas as regiões e estados; à democracia participativa”.O III Encontro Ibérico dos Orçamentos Participativos, adiantou, foi “a melhor indicação de como um Município pode “equilibrar a participação do eleitor e a democracia participativa”. Agradeceu aos serviços da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que souberam receber bem e sem os quais não seria possível organizar o,III Encontro Ibérico dos Orçamentos Participativos. Agradecimento que estendeu a Nelson Dias. Presidente da Direção da Associação In Loco, e Pedro Del Cura, Presidente do Município de Rivas Vaciamadrid e Presidente da Rede de Cidades Participativas. “Procuramos estar à altura dos nossos palestrantes e escolhemos o Coliseu Micaelense porque esta é a maior sala de espetáculos dos Açores e um ícone da nossa cultura. Não se trata de um lugar qualquer, mas sim de lugar para reflexão e pensamento”.

Ponta Delgada, 8 de abril de 2016

Assessoria de Imprensa
Lubélia Duarte


08 Abr '16