Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara entrega material informático às escolas no âmbito do projeto “OPE de ti”
OP escolas_entrega de material

 

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de entregar às escolas Básica e Integrada dos Ginetes, Secundária Antero de Quental e Secundária Domingos Rebelo diverso material informático. Uma iniciativa que surge no âmbito do projeto "OPE de ti" - Orçamento Participativo Escolar.

O material acima referido é referente aos projetos vencedores da edição 2018/2019 do Orçamento Participativo Escolar, durante o qual os alunos tiveram oportunidade de propor e votar nos projetos que pretendiam ver concretizados nas suas escolas.

O Orçamento Participativo Escolar, pioneiro nos Açores, foi criado em 2016 e cumpre com a Carta das Cidades Educadoras, da qual Ponta Delgada faz parte.

O projeto em questão permite aos alunos das escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e secundárias do concelho apresentar propostas e votar nas mesmas, sendo o Município de Ponta Delgada a executar as vencedoras.

a Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuirá, a cada estabelecimento de ensino envolvido no OPE uma verba até 1.500 euros, que serve para financiar a execução dos projetos vencedores.

São aceites as propostas que não excedam o montante máximo atribuído a cada estabelecimento, obrigatoriamente elaboradas pelos alunos, passíveis de execução até ao final do ano escolar, não estarem contempladas noutros programas ou atividades camarárias, nem fora do âmbito da competência do Município e serem destinadas à comunidade em geral ou à comunidade educativa.

As propostas devem, ainda, estar integradas em pelo menos uma das seguintes áreas: Educação e formação; Ambiente e sustentabilidade; Cultura e património; Juventude; Desporto e lazer; Cidadania e solidariedade; Tecnologias da informação e comunicação.

Em cada escola é realizado um Encontro de Participação OPE, no âmbito do qual os alunos podem apresentar as respetivas propostas.

Os docentes acabam por ser peças fundamentais no desenvolvimento do Orçamento Participativo Escolar, sobretudo na sensibilização e motivação dos alunos para participarem de forma empenhada no projeto, no acompanhamento das sessões de esclarecimento aos alunos, no apoio ao desenvolvimento dos encontros de participação e na organização dos alunos para o exercício do direito de votação nos projetos finalistas.

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

24 Jul '19