Orçamento Participativo de Ponta Delgada regista participação crescente e elege quatro projetos
OP_sessão resultado votação

A Câmara Municipal de Ponta Delgada irá executar no próximo ano quatro projetos escolhidos pelos cidadãos: instalação de um Campo de Padel e Ginásio ao ar livre no Livramento (345 votos), instalação de recinto de desporto na Fajã de Baixo (342 votos), requalificação e ampliação do ginásio e criação de parque infantil na EB1/JI de Santa Bárbara (327) e, ainda, a requalificação da Rua Nossa Senhora da Ajuda, Covoada(270).

O anúncio foi feito pelo Presidente, ontem, na sessão pública de apresentação dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Ponta Delgada 2018/2019, que teve lugar no Centro Natália Correia, num evento em que foram entregues os diplomas aos moderadores dos encontros de participação e aos proponentes.

José Manuel Bolieiro expressou enorme satisfação e gratidão pelo sucesso da 5.ª edição do OP de Ponta Delgada, destacando o seu caráter deliberativo, “em que as pessoas propõem, escolhem e decidem e o Município executa”, e a participação dos cidadãos, “que honra e estimula a iniciativa”. Os 10 encontros de participação contaram com a participação de 243 pessoas, tendo sido apresentadas 62 propostas. Destas, 30 passaram à fase de análise técnica e 15 foram sujeitas a votação pública. Foram registados 3178 votos e 1589 votantes, números superiores aos da edição anterior, em que participaram 1467 pessoas, num total de 2934 votos.

O edil congratulou-se ainda com o envolvimento dos colaboradores do Município neste projeto pioneiro, contribuindo para a “excelência do procedimento”.

Ponta Delgada vive com vontade de ser experiência para si e também de ser experimentado e galvanizador para outros: há uma disseminação e uma compreensão das pessoas e de outras instituições de que vale a pena fazer participar civicamente as pessoas nos destinos coletivos”, constatou, lembrando que a Região e o Estado também se aderiram ao Orçamento Participativo.

Ao longo destas cinco edições, o OP de Ponta Delgada tem vindo a aperfeiçoar-se e, por sua vez, a ver a sua credibilização reforçada, fruto, sustenta o autarca, da organização, eficácia e excelência do trabalho das pessoas, da participação cívica, mas também da simplificação dos procedimentos, das propostas e dos projetos para que tenham uma maior exequibilidade.

O orçamento do OP para 2019 está fixado nos 282 mil euros, sendo que na revisão orçamental de abril será proposta a alteração para os 300 mil euros de forma a abranger os 4 projetos – um procedimento que está contemplado em regulamento. Cada um está orçado em 75 mil euros, totalizando os 300 mil euros.

Estiveram também a votação os seguintes projetos: colocação de placas informativas no Miradouro do Alto da Mãe de Deus, em São Pedro (2.500 euros); cobertura da ligação entre os três edifícios da EB1/JI Livramento (75.000 euros); reforço da iluminação da zona de impasse da Rua do Espírito Santo, na Fajã de Baixo (5.000 euros); requalificação do Largo do Coreto e das instalações sanitárias da Covoada (50.000 euros); criação de um parque Infantil adaptado e requalificação do Jardim Manuel Raposo da Fonseca, na Candelária (50.000 euros); criação do Granel da Cultura nas Sete Cidades (45.000 euros); criação de parque Infantil e remodelação dos sanitários públicos do Largo da Igreja dos Mosteiros (75.000 euros); instalação de Parque Infantil na EB1/JI Padre António Nunes, Remédios (25.000 euros); criação de espaço para educação física na EB1/ JI João Francisco Cabral, na Ajuda da Bretanha (75.000 euros); instalação de Parque Infantil adaptado na EB1/JI de Santo António (35.000 euros); e, instalação de equipamentos de manutenção física junto ao Miradouro dos Poços de São Vicente Ferreira (25.000 euros).

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Carmen Costa

22 Nov '18
Ao ínicio

Câmara Municipal de Ponta Delgada

Praça do Municipio 9504-523

Ponta Delgada, Portugal

T: 296 304 400