Nota positiva para 1.ª fase do Orçamento Participativo de Ponta Delgada
EP Sao Jose_foto

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada traça um balanço bastante positivo dos Encontros de Participação Pública da 5.ª Edição do Orçamento Participativo de Ponta Delgada que decorreram durante o mês de abril.
Nos 10 encontros, que abrangeram as 24 freguesias do concelho, participaram 243 pessoas e passaram para Análise Técnica 30 propostas. As propostas que passarem na Análise Técnica serão, depois, submetidas a votação pública e os projetos executados tendencialmente em 2019.
Registou-se um crescimento face à edição do ano passado, que contou com 186 participantes. Das 27 propostas submetidas a análise técnica passaram para votação pública 17.
Números que, para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, refletem o sucesso da Orçamento Participativo de Ponta Delgada, mas sobretudo dão conta do envolvimento das pessoas neste que se apresenta como uma exercício de  ativa e de democracia participativa. “A democracia não faz democratas. São os democratas que fazem a democracia”, considerou José Manuel Bolieiro.
O edil, presente no último encontro de participação,  reafirmou o seu orgulho pelo Município de Ponta Delgada ter sido dos primeiros do país e o primeiro na região a implementar o OP de caráter deliberativo e congratulou-se com o sucesso alcançado, de forma gradual mas sólida, em cinco edições.
No último dia de abril, a freguesia de São José acolheu o 10.º Encontro de Participação Pública, dirigido às freguesias de São José e Santa Clara.
O evento contou com 24 participantes e 9 propostas, sendo que, de acordo com o número de participantes presentes na sessão, destas 3 passaram para a fase de Análise Técnica: Espaço Verde Multiusos no Livramento (Futsal, Basket, Padel e Ginásio ao ar livre),  Rede Municipal para carregamento de carros elétricos e  Criação de dois campos de Padel no Parque Urbano.
Ao longo dos 10 encontros de participação foram eleitas as seguintes propostas: Requalificação da Rua Nossa Senhora da Ajuda, Covoada; Construção de um Anfiteatro ao ar livre, Arrifes; Recuperação do campo de futebol da Piedade Jovem e pista para skate/patins; Requalificação do Largo do Coreto, Covoada; Requalificação da iluminação pública, Covoada; Trilhos municipais em Ginetes, Mosteiros e Sete Cidades e requalificação da Fonte do Sapateiro nos Ginetes; Granel da cultura nas Sete Cidades; Parque Infantil e remodelação dos sanitários públicos no Largo da Igreja dos Mosteiros; Requalificação e aproveitamento da Fonte do Sapateiro e criação de espaço Lúdico nos Ginetes; “Ocean Donut” Estação de recolha de lixo marítimo; Binóculos e placa informativa no miradouro da Mãe de Deus; Restauro do Porto da Ajuda – antiga Casa da Baleia e pavimentação do piso balnear; Parque Infantil e Ginásio ao ar livre nos Remédios; Plano de Turismo na costa norte; Campo de futsal ao ar livre nos Remédios; Criação espaço para educação física na EBI Francisco Cabral na Ajuda da Bretanha; Roteiro turístico entre o miradouro do Rosto do Cão e a praia do Pópulo; Cobertura de ligação entre os 3 edifícios da escola centenária do Livramento; Passadiço/ponte pedonal e ciclável entre o ilhéu de São Roque e Avenida do Mar; Marés de São Pedro; Ginásio ao ar livre junto ao miradouro dos Poços de São Vicente Ferreira; Parque Infantil adaptado no Ramal da igreja, Candelária e Requalificação e iluminação do Jardim Manuel Raposo da Fonseca, Candelária; Espaços de lazer: Ringue de Desporto e Parque Infantil na Fajã de Baixo; Parque Infantil na Fajã de Cima; Iluminação e requalificação da zona envolvente das Torres do Loreto; Requalificação e ampliação do ginásio e criação de parque infantil  da EB1/JI de Santa Bárbara; Instalação de Parque Infantil adaptado e ginásio ao ar livre da EB1/JI de Santo António; Espaço Verde Multiusos no Livramento (Futsal, Basket, Padel e Ginásio ao ar livre); Rede Municipal para carregamento de carros elétricos; Criação de dois campos de Padel no Parque Urbano.



Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Carmen Costa

02 Mai '18
Ao ínicio

Câmara Municipal de Ponta Delgada

Praça do Municipio 9504-523

Ponta Delgada, Portugal

T: 296 304 400